Raça Nelore

A raça nelore é originária do continente indiano, surgiu há milhares de anos trás, segundo pesquisadores. De lá, os animais foram trazidos para o Brasil e aos poucos foram sendo comercializados e se reproduzindo.

Atualmente, estima-se que o Brasil possui cerca de corte e leite criados a pasto, dos quais 80% do gado de corte é Nelore ou anelorado, o que equivale a mais de 100 milhões de cabeças. Isso significa que essa raça se adaptou com sucesso no nosso país.

Com o passar dos anos, a raça nelore se aprimorou e foi se adequando cada vez mais ao clima brasileiro, isso implicou em algumas mudanças. Por exemplo, no seu país de origem, esses animais eram utilizados para exploração leiteira, aqui no Brasil o foco da raça é exclusivamente na indústria da carne.

Atualmente as suas características físicas consistem em um estado sadio e vigoroso, sendo um animal bastante forte, de pelagem branca ou clara, com feminilidade e masculinidade acentuadas. 

O Nelore brasileiro, além de ser considerado hoje como um patrimônio legitimamente nacional, como o carnaval, o futebol, a caipirinha e o churrasco, pode ser considerado como a grande vitória da carne brasileira. Carne saudável e natural, exportada para mais de 146 países e cada vez mais demandada por consumidores esclarecidos do mundo todo.

A carne Nelore tem como principais características o alto teor de sabor e o baixo teor de gordura de marmoreio e nos proporciona o famoso e suculento cupim (a giba do boi).