A Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (Nelore MT), juntamente com Sindicato Rural de Cuiabá, Instituto Mato-grossense da Carne (IMAC) e Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), receberam cerca de 200 crianças, na terça (16) e quarta-feira (17), para uma programação especial de visitação dentro da 56ª edição da Expoagro, em Cuiabá.
Segundo o diretor financeiro da Nelore MT, Juliano Ponce, o objetivo da ação nestes dois dias é trazer uma ligação entre as crianças e os animais e apresentar para elas algumas informações sobre a pecuária mato-grossense. “As crianças ficaram sabendo um pouco mais sobre estes animais, que são de associados da Nelore e isso para nós é de fundamental importância fazer esta conexão, explicando para eles de onde os animais, como são produzidos e o resultado final ao término da visita guiada que é degustação de um lanche com a carne produzida no Mato Grosso”, explicou.
Na terça-feira (16), 160 crianças participantes do programa SER Família Criança dos municípios de Poconé, Várzea Grande e também Cuiabá foram agraciados com a visita guiada onde receberam informações sobre a pecuária do estado e puderam ter contato com animais da raça nelore. Para a secretária de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Bugalho, a parceria do programa SER Família com a Expoagro é muito forte e proporciona estes momentos inesquecíveis para estas crianças. “Para nós é uma alegria muita grande estar aqui com as crianças e ter esta oportunidade de mostrar para elas a vivência do agro, neste caso com a Nelore que é parceiro no recebimento das crianças, com este passeio guiado mostrando os animais e contanto a história da pecuária regional”, disse.
O secretário adjunto de Direitos Humanos da Setasc, Kennedy Dias, explica que este tipo de ação com a Nelore MT tem tudo para se ampliar. “Para nós é fantástico poder mostrar para as crianças um pouquinho de onde vem a carne, o quanto a cadeia produtiva da pecuária é importante. Essa parceria entre a Nelore e a Setasc tem tudo para dar certo e já estamos pensando em projetos futuros para fazermos este social, mostrando que nós da Ação Social do estado e a Nelore podemos fazer muito em prol das nossas crianças a longo prazo que elas podem ser produtores, consumidores e estão no mercado consumindo carne”, destacou.
Já na quarta, a visita guiada foi com um grupo de 45 crianças, com Transtorno do Espectro Autista que são assistidas pela associação Mundo Azul TEAMO de Cuiabá, e segundo a presidente da entidade, Cristiane Lisboa Garcia, esta ação é muito importante para a inclusão destas crianças. “A princípio nós achamos que elas ficariam com medo de conhecer os bois de perto, mas pelo contrário, elas sentiram empatia e quiseram acariciar os animais, se sentido acolhidas. O amor é uma linguagem universal e o que a Nelore está fazendo hoje pelos autistas não tem como mensurar o valor de inclusão que está sendo na vida destas crianças e será um dia que ficará marcado na memória delas”, pontuou.
Para o gerente de relações institucionais da Acrimat, Nilton Mesquita, proporcionar uma experiência tão lúdica e intensa para estas crianças traz uma satisfação enorme para todos os envolvidos nesta ação. “É gratificante demais ver estas crianças que muitas não conheciam de perto um boi, que não tem o conhecimento da carne de qualidade é produzida aqui e acessível a eles, então é uma felicidade muita grande mostrar tudo isso para eles, onde a carne de 25% de proteína pura e que é a mais nobre que pode ser consumida por eles. São reações incríveis que presenciamos aqui nestes dois dias”, finalizou.