03
Jan
Sete cidades de Mato Grosso aderiram ao momento nacional “Segunda com Carne”. As entidades ligadas à pecuária de Cuiabá, Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças, Juína, Canarana e Água Boa promoveram um churrasco em frente às agências do Bradesco, no dia 3 de janeiro, distribuindo carne à população e destacando a importância do setor para o desenvolvimento do país.
Em Cuiabá, o manifesto ocorreu na Rua Barão de Melgaço, região central. Na oportunidade, representantes das Associações dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Associação dos Criadores Nelore de Mato Grosso (ACNMT), Sindicato Rural de Cuiabá e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) protocolaram uma “carta aberta ao Bradesco” reforçando os números positivos referentes à pecuária.
Conforme o diretor da Acrimat, José João Bernardes, o movimento foi muito mais esclarecedor, para mostrar ao cidadão a importância do setor agro. “Saborear a carne, que é algo que praticamente todo brasileiro gosta, é uma parte do processo de conscientização, por isso envolvemos no ato diversos segmentos da pecuária para mostrar à sociedade que nós prestamos importantes serviços”.
Para o diretor executivo da Nelore Mato Grosso, André Zambrim, mais uma vez uma instituição importante como o Bradesco perdeu a oportunidade de levar informações corretas à população e ser parceiro do setor que mais contribuiu com o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB), impactando na geração de emprego e renda para a população brasileira, mesmo durante a pandemia da Covid-19.
“Mato Grosso tem mais de 60% do seu território preservado, ou seja, o produtor tem feito seu dever de casa mantendo suas reservas naturais e trabalhando de forma sustentável. Pesquisas recentes mostraram inclusive que a pecuária mitiga seus gases do efeito estufa e que os bovinos estão em perfeito equilíbrio com o meio ambiente, é uma injustiça o banco gerar esse tipo de desinformação que transforma o produtor em “vilão” mais uma vez”, pontuou Zambrim.
Jorge Pires de Miranda, representando o Sindicato Rural de Cuiabá e a ABCZ, pontuou que existia um clamor por parte dos pecuaristas que ficaram indignados com o Bradesco. Afinal, uma das maiores instituições financeiras do país e parceiras do agronegócio não poderia divulgar uma campanha publicitária levando informações erradas à população.
“O Brasil é o maior exportador proteína vermelha do mundo, 70% da nossa produção é para o mercado interno, se diminuir a produção, teremos perda da competitividade gerando maior escassez para o mercado nacional e internacional. Quem perde com isso é também a população, é o próprio banco. Nosso é muito representativo para a produtividade do país, pois a diferença na área exportada contribui com a balança comercial e equilibra as contas públicas”.
Para o diretor do Sindicato Rural de Cuiabá, Olímpio de Brito, que no ato esteve representando o presidente Celso Nogueira, a ação mostrou a força e a determinação do grupo, que não pretende se calar diante desse tipo de desrespeito.
“A cada 4 kg de carne que o mundo come, 1 kg é brasileiro, a cada 5 pratos que o mundo come, 1 prato é brasileiro, mais, 25% da carne consumida no mundo é do Brasil e 20% do alimento consumido no mundo é produzido no Brasil, temos que ser respeitados. O trabalho do produtor rural é o que leva alimento para a mesa do cidadão que está na cidade. O campo, portanto, é a nossa bandeira”, enfatiza Nogueira.
MAIOR REBANHO
O presidente da ACNMT, Aldo Rezende Telles, convocou os pecuaristas a transferir suas contas para outro banco de confiança. “Somos a maior pecuária do Brasil e com muito orgulho. Mato Grosso tem hoje mais de 32 milhões de cabeças de gado. Produzimos em um sistema socioambiental adequado e sustentável, em que os mais de 60% de território preservado equivalem a pelo menos 12 países da Europa, diante desses números, não admitimos que falem mal do que produzimos e do setor”.
Também indignado, o presidente da Acrimat, Oswaldo Pereira Ribeiro Junior, frisou que em um dos seus aplicativos, o Bradesco inclusive estimula a redução do consumo de proteína animal com a desculpa de se reduzir a emissão de carbono.
“Ora, se somos uma das cadeias mais importantes para a economia do país, como eles mesmos confirmam em sua carta aberta, principalmente num momento de pandemia e insegurança alimentar no mundo, como o banco atua com essas duas versões? Esse jogo duplo de morde-assopra tem que acabar. O produtor rural não precisa de mais inimigos ocultos. Acreditamos no trabalho sério e nos nossos verdadeiros parceiros”.
O movimento Segunda Com Carne surgiu como protesto à campanha de marketing do Bradesco que foi ao ar no dia 23 de dezembro, recomendando “a segunda sem carne”. A reação das entidades da pecuária de Mato Grosso e do Brasil resultou no protesto do dia 03 de janeiro. Em Mato Grosso, o ato contou com apoio de empresários de vários setores e de políticos, entre eles, os deputados estaduais Gilberto Cattani e Janaina Riva e os deputados federais José Medeiros e Nelson Barbudo.